sexta-feira, 23 de julho de 2010

Trabalho de Filosofia "Mitos dos Jogadores"


Os maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Craques que tornaram-se mitos devido a desenvolver de forma ímpar a arte de jogar bola. Craques que deram exemplos de disciplina e profissionalismo, outros com talentos tão extraordinários a ponto de serem tratados por amantes do esporte como semi-deuses. Mitos que não suportaram o peso de tanta fama, perdendo-se na vida extra-campo.
.

Edson Arantes do Nascimento. Melhor jogador de todos os tempos. Foi eleito como Jogador do Século em 2000, disputando com Maradona. Jogou quatro copas do mundo: 1958, na Suécia, 1962, no Chile, 1966, na Inglaterra e 1970, no México, quando o Brasil tornou-se tricampeão do mundo, levando para sempre a Taça Jules Rimet.

Arthur Antunes Coimbra (Zico). Tido como um dos melhores do mundo de todos os tempos, pelas suas apuradas técnicas e disciplina em campo. Dono de uma visão de jogo espetacular e dribles rápidos e eficientes. Participou das copas de 1978, na Argentina, 1982, na Espanha e 1986, no México. Deixou traços únicos no futebol, como humildade e respeito aos adversários. Jamais foi campeão mundial pela seleção, sua única frustração, já que participou da Seleção Brasileira de 1982, treinada por Telê Santana, tida como uma das melhores de todos os tempos.


Waldir Pereira. "O Príncipe Etíope". Apelido recebido de Nelson Rodrigues, devido a sua classe e categoria no trato com a bola. Foi o maior médio volante de todos os tempos. Foi o criador do Folha Seca, que consiste em bater na bola com o lado externo do pé, também conhecido posteriormente como trivela e atualmente como três dedos. Para muitos apaixonados pelo futebol, Didi foi mais talentoso que Pelé.

Garrincha, "O anjo de pernas tortas". Era popularmente chamado de Mané Garrincha, tinha as pernas muito tortas o que não lhe impediu de ter sido um dos maiores dribladores da história do futebol. Jogou nas copa de 1958 na Suécia, 1962 no Chile e 1964 na Inglaterra. Com Pelé machucado, foi tido como principal elemento nas copas que participou.

Mário Jorge Lobo Zagallo (Maceió, 9 de agosto de 1931) é um ex-futebolista e treinador brasileiro. Zagallo foi o primeiro futebolista a ganhar a Copa do Mundo como jogador (Copa de 58 e Copa de 62) e como técnico (Copa de 70). Vale lembrar que Zagallo fez parte da comissão técnica da Seleção que ganhou a Copa de 94, sendo auxiliar-técnico de Carlos Alberto Parreira . Voltou a assumir esse cargo na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha - todas com a Seleção Brasileira.
Ele também treinou seu país para um segundo lugar na Copa de 98 e um quarto lugar na Copa do Mundo de 1974. Uma das principais características de Zagallo é a superstição, apresentando predileção pelo número "13". Uma de suas frases mais famosas é o "Ai sim, fomos surpreendidos novamente" frase que virou moda por causa do Globo Esporte SP. E também a famosa frase dita depois da final da Copa América de 1997: "Vocês vão ter que me engolir!"

Diego Armando Maradona, o maior craque argentino de todos os tempos. Chegou a disputar com Pelé o título de Jogador do Século, mas perdeu. Foi o principal colaborador no título da Argentina de 1986, no México. Porém, devido a problemas extra-campo, virou um mito meio maldito. Foi pego no exame anti-dopping na copa dos Estados Unidos, fato que acusa a FIFA de armação para tirá-lo da competição.

Ricardo Izecson dos Santos Leite, mais conhecido como Kaká (Brasília, Distrito Federal, 22 de abril de 1982), é um futebolista brasileiro que atua como meia. Atualmente, joga pelo Real Madrid. Foi o ganhador dos prêmios Bola de Ouro e melhor jogador do mundo pela FIFA do ano de 2007, e foi nomeado em 2008 como um das 100 personalidades mais importantes. Kaká também é convocado habitualmente à Seleção Brasileira. Além de suas contribuições no campo, Kaká é conhecido por seu trabalho humanitário. Em 2004 ele se tornou o mais novo embaixador da Organização das Nações Unidas para o Programa Alimentar Mundial. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário